BEM VINDOS! O MERGULHO QUE ERA PRIVILÉGIO DE POUCOS, E QUE DESDE DE 2009 ESTÁ INVADINDO O BRASIL E O MUNDO!

O QUE É SIDE MOUNT?

Side Mount é a arte de configurar todo seu equipamento lateralmente!

Side Mount significa configurar os cilindros nas laterais do corpo (independentemente de ser um ou mais cilindros), ao invés de usá-los nas costas, o tradicional “back mount”. Esta configuração propicia maior conforto antes, durante e após o mergulho! Aprender a configurar corretamente todo o seu sistema fará toda a diferença para você como mergulhador!


MAS ENTÃO? É SO ISSO?

A resposta é: NÃO!

Aprendendo a técnica correta o Side Mount irá mudar a sua forma de mergulhar para sempre!

Side Mount é muito mais que uma simples configuração ou reposicionamento dos cilindros… São muitas variáveis que envolvem essa mudança, que devem ser aprendidas junto de um instrutor extremamente experiente, pois somente assim todas as etapas, sem exceção, serão ministradas ao aluno, fazendo com que ele tenha o máximo de retenção e aprendizado possível e nunca mais pense em voltar para o back mount (cilindro nas costas).

HISTÓRIA DO SIDE MOUNT

O Side Mount, como várias outras técnicas utilizadas hoje em águas abertas e no mergulho recreativo, nasceu do mergulho em caverna. Nesta modalidade, um dos maiores desafios encontrados pelos mergulhadores era a passagem por restrições mais apertadas. Com os cilindros presos às costas na configuração tradicional, esta tarefa se tornava praticamente impossível.

antiga_flut

Por volta dos anos 60’/70′. Imagem retirada da internet. Autor desconhecido.

Provavelmente os primeiros mergulhos em side mount foram feitos por exploradores do CDG (Cave Dive Group UK) por volta dos anos 60, que utilizavam a configuração para passar por sumps (bolsões alagados), estendendo assim as explorações caverna adentro. Não precisa dizer que preocupação com o trim (alinhamento horizontal do corpo do mergulhador) e flutuabilidade era simplesmente inexistente. Esse era o chamado “Sistema Inglês” – confira a foto ao lado!

Na década de 70 um mergulhador chamado Woody Jasper fez as primeiras alterações do “sistema inglês” ao implantar o uso de coletes tipo “jacket” adaptados. Estas mudanças permitiram melhor flutuabilidade e uma melhoria considerável do trim, ao mesmo tempo que mantinham a flexibilidade e funcionalidade do sistema original.

Nos anos 80 e 90 mergulhadores dos dois lados do Atlântico começam a utilizar a configuração Side Mount para explorar cavernas ao redor do mundo, adaptando novos sistemas como a asa e o harness (arreio). No entanto, pelo caráter técnico que sua utilização ficou marcada (uma exclusividade dos “cave divers”), o Side Mount acabou sem querer se elitizando, passando a a impressão de ser algo para poucos.

A partir de 2000 o Side Mount começou a ser utilizado por mergulhadores de águas abertas e naufrágio, tomando proporções maiores a cada dia, tanto no Brasil como pelo mundo afora e passou a não ser mais um privilégio de exploradores de cavernas, e sim uma realidade disponível a todos!

Snapshot_11_13112012_1242

Meu protótipo em ação! A partir de 2006 novos sistemas começaram a existir

Cuidado você pode estar comprometendo sua formação!
A repentina popularização e consequentemente o crescimento indiscriminado de instrutores sem experiência alguma em Side Mount conjugado com a ansiedade de vender o curso cria uma combinação péssima: baixíssima qualidade de informação (ou nula!) e cursos a preço de banana para conquistar o aluno. O resultado não pode ser pior: seu tempo e dinheiro jogados no lixo e talvez, até sua segurança sendo comprometida. Saiba como me formei instrutor de side mount e quanto tempo levei desde que aprendi a mergulhar na configuração até dar minha primeira aula clicando AQUI.

NÃO FIQUE DE FORA. VENHA PARA O MUNDO DO SIDE MOUNT VOCÊ TAMBÉM!