Por que eu trocaria o back mount (configuração tradicional) pelo Side Mount?
Basicamente por três motivos especiais: Flexibilidade, Conforto e Segurança.
- FLEXIBILIDADE: Sem dúvida o side mount é o sistema mais flexível que existe!
- Facilidade de transportar os cilindros para o local do mergulho, principalmente para locais remotos e de difícil acesso, afinal eles podem ser levados separadamente até a entrada na água.
- Equipamentos de side mount são menores, mais leves e fáceis de levar em viagens ou embarcações.
- Um só colete faz tudo! Com o colete tipo híbrido você pode fazer tanto o mergulho em side mount ou técnico quanto o convencional (back mounted).
Seja muito bem vindo à liberdade de escolha!
- CONFORTO: Quando se mergulha com um cilindro ou uma dupla nas costas seu corpo tende a ficar enrijecido, fazendo com que perca grande parte da sua flexibilidade na água.
- O side mount resgata a sensação de liberdade e falta de gravidade do mergulho, ao permitir que você mova seu corpo em todas as direções de forma fácil e graciosa.
- O fato de não ter que carregar o(s) cilindro(s) nas costas, além do conforto natural, preserva suas costas de lesões que podem acometer os mergulhadores a longo prazo. Sua coluna agradece!
- Finalmente, permite um modo único de controle de flutuabilidade, o resultando em um perfil de mergulho com o trim perfeito, reduzindo o arrasto e proporcionando uma natação mais fácil e eficiente.
- SEGURANÇA: Nesse quesito o side mount mais uma vez é imbatível!
- Os cilindros ficam no campo de visão e de fácil acesso para o mergulhador o tempo todo, aumentando a segurança tanto para quem está usando single mount (com um cilindro somente ao lado do corpo), quanto para quem está usando dois cilindros.
- Além disso, o mergulhador ainda conta com a redundância de gás, pois agora ele mergulha com duas fontes de ar durante todo o tempo, o que torna praticamente impossível a não solução de quaisquer eventualidades.
- Todo o equipamento vital fica devidamente protegido quando reposicionado para debaixo dos braços, o que não aconte com os cilidros em back mount, onde todos os reguladores ficam expostos.