Side Mount Open Water page slider
Advanced Side Mount Gallery
Advanced Side Mount Gallery
Advanced Side Mount Gallery

EQUIPAMENTOS

O que é um equipamento para Side Mount?

Um equipamento para side mount nada mais é do que um colete com a unidade de flutuação posicionada nas costas e que foi especiamente modificado para receber e configurar os cilindros na lateral do corpo.
No começo houve muita adaptação de BCs tipo “Jacket e Asas” até que por volta de 2006 a Golem Gear lançou o Armadilo, um colete já designado para o Side Mount, mas também atendia ao mergulhador Open Water que quisesse colocar 1 (um) cilindro nas costas. Pronto, nasceu ai o que ai a indústria chama hoje de sistema Híbrido!
Com o grande aumento da procura pelo mergulho em side mount e a visão da indústria, a partir de 2009 ocorreu uma sub divisão, passando a existir os sistemas híbridos e sistemas únicos para side mount que veremos a seguir.

Cuidado com adaptações, além de não funcionar, é sua segurança sendo posta em risco!

Para mergulhar em Side Mount, você precisa do equipamento correto para cada tipo de mergulho, portanto escolha o colete que melhor atenda as suas necessidades. Existem coletes que atendem desde o mergulho recreativo ao mergulho técnico em Side Mount(All in One Systems), como também BCDs que servem somente para side mount. Não faça adaptações em equipamentos “normais” como BCs e asas pois você poderá compromenter a segurança e o desempenho do seu mergulho, side mount requer treinamento! Inscreva-se AQUI em um de nossos Cursos ou em um Workshop de equipamentos para aprender tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua escolha.
Armadilo_1

Armadilo da Golem Gear, um dos primereiros “All in One” do mercado.

“All in One” – Um só colete faz tudo!

Como dito anteriormente, esses sistemas nasceram por volta de 2006 , porém, a partir de 2007/2008 que os grandes fabricantes como Dive Rite e Hollis foram a fundo na filosfia do “híbrido” e lançaram os coletes Nomad e SMS100 que tem como característica principal um só colete fazer tudo, iclusive possibilitando o uso de “duplas” o que não acontecia com o Armadilo que aceita somente um cilindro nas costas.
Dessa forma, tanto o Nomad XT (Dive Rite)e o SMS100 (Hollis) quanto Armadilo (Golem Gear) cumpriram com louvor seus objetivos, ou seja, com um único colete o mergulhador pode usar a configuração em Side Mount ou Back Mount, podendo optar por: um único cilindro, uma dupla nas costas em caso de mergulhador técnico ou side mount.

Sistemas “All in One”
Sistemas somente para side mount. “Side Mount Only Sytems”

Seguindo a sugestão do próprio nome, esses sitemas são usados única e exclusivamente para a configuração de Side Mount. Eles não permitem de forma alguma a colocação de cilindros nas costas, mesmo que seja somente um cilindro.
Os sistemas únicos surgiram meio que em paralelo com os sistemas híbridos (nessa época já existiam mergulhadores de renome desenvolvendo protótipos de sistemas exclusivos para side), mas foi um pouco depois (mais ou menos em 2008/2009), que esse equipamento começou a tomar força, quando as grandes fábricas entraram em cena e começaram a desenvolver esses equipamentos de forma industrial.
Eis alguns coletes do tipo “somente para side mount” disponíveis no mercado:

  • Z-System UTD
  • Razor
  • MSS-Modular Side Mount System
Side Mount “Only System”
Todos os direitos são reservados à Dive Side Mount desde 2011
Todos os direitos são reservados à Dive Side Mount desde 2011