BLOG

Crossover SDI-TDI-ERDI o que é?

Crossovers-SDI-sml

Bem vindos a bordo!

Como já divulgado amplamente no mercado, desde Janeiro desse ano, a International Training ganhou um escritório regional no Brasil que está sob nova direção, tem sede em Brasília e representa diretamente as agências SDI, TDI e a ERDI. Com isso a partir de agora será garantido aos brasileiros, emissão rápida de certificados, supremacia no atendimento ao consumidor, materiais promocionais e de ensino em português, logística eficiente, além de inúmeras e fantásticas novidades como o programa de Crossover!

Crossover em português significa atravessar ou fazer transição de um lado para outro. Justamente com esse propósito foi que International Traninig desenvolveu esse programa, oferecido através da SDI-Scuba Diving International e que também é conhecido como Programa de Familiarização.

Nesse momento você deve ter se perguntando: Hum, Basta me familiarizar?

Resposta: SIM!

E outra pergunta deve ter surgido: Mas porque seria tão simples?

Bom, para responder a essa pergunta vamos abordar dois pontos muito importantes, o WRSTC e na sequência a condição de Instrutor de Mergulho.

Para quem não conhece ou não sabe do que se trata, o WRSTC (World Recreational Scuba Training Counsil) é o órgão responsável pelo desenvolvimento dos padrões, normas de segurança e procedimentos mínimos de mergulho que devem ser implementados dentro dos cursos de mergulho oferecidos pelas agências.  A SDI Scuba Diving International é parte integrante do WRSTC com a SDI, SDI German e a SDI North America.

Quando falamos sobre a sua condição de instrutor, rapidamente deve vir a memória o quão difícil foi todo o processo de formação profissional. Procedimento este iniciado no Dive Master e depois finalizado no suado e angustiante processo do IDC/IEC ou IDC/IE ou qualquer outra nomenclatura dada para às partes que constituem as sessões de desenvolvimento e avaliação do curso de instrutores. Lembramos ainda que todo candidato a instrutor de mergulho que opta por concluir sua formação através de uma agência participante do WRSTC, tem que passar exatamente por isso.

Partindo de um raciocínio lógico, pensemos o seguinte: se alguém detém uma carteira de instrutor de mergulho emitida por qualquer uma das agências participantes do WRSTC, isso significa dizer que esse indivíduo passou, ou a menos deveria ter passado, por todos procedimentos e padrões necessários para tanto, logo, tornou-se um instrutor habilitado a ministrar aulas de mergulho. Caso a pessoa seja um instrutor de uma agência que não faz parte do WRSTC, isso não o desqualifica como instrutor, muito pelo contrário, a sua condição deve ser respeitada da mesma forma uma vez que também passou por um processo semelhante, porém algumas orientações adicionais serão passadas!

No caso específico do Brasil, percebemos que a maioria das certificadoras presentes no país fazem parte do WRSTC, salvo raras exceções, o que significa dizer que grande parte dos instrutores aqui formados seguiram os padrões e procedimentos mínimos internacionais.

Levando em consideração os pontos abordados, a SDI entende que se um instrutor está em status ativo e não tem nenhum tipo de problema com controle de qualidade em sua agência de origem, deve-se respeitar e levar em consideração a sua condição prévia de ensino como candidato ao crossover, visto que o que este já participara previamente de todos os processos de desenvolvimento (IDC) e avaliação (IEC) necessários, portanto, não nos cabe nesse momento, ensinar o que alguém já sabe! Por essa razão o nome Processo de Familiarização, que irá conduzir instrutores de outras certificadoras através dos novos procedimentos internos da SDI-TDI-ERDI os quais deverão seguir a partir do momento que a transição for finalizada.

Assim sendo, nosso processo de crossover é constituído de três simples e fáceis passos!

  1. Primeiro passo: Acessar esse link, https://www.tdisdi.com/crossovers-from-qualified-agencies/ e verificar se sua agência encontra-se listada e atualizada para fazer o procedimento do crossover! Caso sua agência não esteja listada não se preocupe! Por favor, entre em contato com seu Instructor Trainer ou o RO (Escritório regional) para saber qual deverá ser o procedimento a ser seguido.
  2. Segundo passo: Inscreva-se no website da SDI-TDI-ERDI como usuário. Para isso basta acessar www.tdisdi.com, na parte superior direita escolher a opção da língua em Português, logo abaixo do texto CONECTE-SE CONOSCO clicar no link Cadastre uma conta de usuário agora»  e preencher os seus dados! É muito rápido e fácil!
  3. Terceiro e último Passo: Participar do curso de crossover (familiarização) com um Instructor Trainer. Esse é um programa é constituído por:
  • Uma pré avaliação do candidato e confirmação dos pré-requisitos, seção de teoria com aproximadamente 3hs de duração que irá cobrir a história e filosofia da International Training além dos padrões e procedimentos, programas e produtos da ou das agências que você possa se qualificar para ingressar.
  • Para o caso de crossover de instrutores de especialidades, o candidato deverá possuir no mínimo 30 alunos formados e no mínimo 15 alunos formados em cada nível específico e passar por orientação de como conduzir cursos de especialidades com o Instructor Treiner, ou 15 alunos formados e participar do curso de formação de instrutor especialista com Instructor Trainer para cada especialidade escolhida.
  • E para finalização, todas as dúvidas serão sanadas e os alunos receberão dicas de como promover os programas e se desenvolverem como instrutores SDI!

Para isso é necessário que o candidato compareça para o treinamento com toda a papelada requerida para que seja possível receber as equivalências das suas certificações profissionais. Essa papelada incluirá:

  • Carteira de Instrutor atual comprovação de estar ativo na sua agência – (Carteira de Instrutor + Comprovante da agência com seu status ativo);
  • Carteira(as) de instrutor de especialidades;
  • Relatório emitido pela agência de alunos formados;
  • Formulário Médico e Termos de Isenção de Responsabilidade e Risco preenchidos.

Ao final, toda a papelada será processada e a guia de pagamento emitida. O pagamento será efetuado na taxa de conversão do dólar do dia e será pago em Reais, podendo ser parcelado em até 5x sem juros!

A SDI-TDI e ERDI acreditam no desenvolvimento do mergulhador através do foco no ensino baseado na qualidade e nas experiências de campo, o que nos permitiu desenvolver programas altamente avançados e inovadores que vão de encontro às necessidades reais que mergulhador tem no dia a dia.

Além disso, nós respeitamos e valorizamos os instrutores formados dentro da nossa casa, bem como a toda carga de experiência que instrutores de outras agências que queiram vir fazer parte do nosso time possa trazer. Nós, de fato e de verdade, respeitamos você!

Venha fazer parte da maior e mais notória agência de mergulho Técnico do mundo e participar desse time! Contamos com sua presença, afinal:

NÓS LIDERAMOS. OS OUTROS SEGUEM.

Rodrigo Neuenschwander
SDI Instructor Trainer
TDI Instructor Trainer
assinatura_tdi

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Related Posts

Todos os direitos são reservados à Dive Side Mount desde 2011
Todos os direitos são reservados à Dive Side Mount desde 2011